O ano está apenas começando e, embora ainda estamos passando por períodos meio incertos em função da pandemia, que ainda não acabou, e mudanças no comportamento do consumidor, é preciso levar em consideração o que dizem as pesquisas com as previsões das principais tendências para 2022 em relação ao futuro do e-commerce.
Saia na frente. Para saber mais, continue navegando por este material e tenha uma ótima leitura.
O futuro do e-commerce
A pandemia da Covid-19 fez acelerar o crescimento do número de consumidores que passaram a comprar pela internet e, de acordo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em 2022, esse número deve se manter alto, ou seja, 70% desses consumidores continuarão realizando suas compras de forma on-line, o que torna o mercado cada vez mais competitivo.
Por isso, é muito importante estar ligado às principais tendências do setor para se destacar em meio aos seus concorrentes e enxergar oportunidades de crescimento, unindo – desta forma – suas estratégias de vendas ao sistema de e-commerce.
Confira as 10 principais tendências para 2022!
1 – Omnichannel
O Omnichannel, basicamente, é um conceito/plataforma que representa a integração de diversos canais de venda e comunicação com um único objetivo: tornar a jornada de compra do cliente o mais personalizada possível. Ou seja, é uma forma de garantir que sua marca esteja realmente presente nos mais variados canais que o seu cliente tem o hábito de acessar.
Além do mais, ao optar pelo conceito omnichannel, é possível oferecer ao cliente um atendimento centralizado. Em outras palavras, não importa se o primeiro contato foi por e-mail e o próximo por meio do chat on-line – não é necessário que ele detalhe tudo novamente, pois o seu histórico fica registrado dentro da plataforma.
Outro ponto interessante também está ligado à logística, que se torna mais eficiente por meio do conceito omnichannel, o qual é capaz de integrar todas as informações relacionadas às trocas, devoluções e controle de estoque.
Compliance fiscal e definição dos preços dos seus produtos também estão entre os benefícios e agilidade proporcionada pelo conceito omnichannel.
2 – Voice Commerce
Impulsionada pelo Google, outra tendência para 2022 é o Voice Commerce. Desta forma, assistentes de voz como Siri, Alexa ou até mesmo o Assistente do Google, vieram para ficar.
Exemplo disso pode ser conferido nas operações da Natura e Domino’s, que já desenvolveram mecanismos e tecnologias que tornam realidade realizar o processo de compras por mecanismos de voz.
3 – Recommerce
Outra tendência que irá ganhar bastante destaque em 2022 é o recommerce. Mas, afinal, o que é o recommerce?
Bem, o recommerce consiste em colocar um produto de volta ao mercado após ter sido usado por um período ou reformado.
Entre os pontos que o tornam uma forte tendência para este ano estão:
- Sustentabilidade: ao usar um produto até o final da sua vida útil, você contribui com a diminuição dos impactos ambientais causados pelo descarte do item;
- Economia: com o crescimento da inflação, as pessoas têm procurado por produtos de segunda mão por conta do preço ser mais competitivo e acessível;
- Slow fashion: busca aproveitar ao máximo os produtos antes do descarte, fazendo reformas para aumentar a vida útil do item.
4 – Prazos de entrega
Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas têm vivido seus dias com base no imediatismo. O que também tem refletido na procura por resultados e entregas mais rápidas.
Desta forma, os consumidores focam em lojas e aplicativos que oferecem prazos de entregas cada vez menores, mesmo que isso signifique pagar mais caro para ter o produto em um curto período de tempo.
5 – Meios de pagamentos instantâneos
Sabemos que, enquanto o pagamento não é aprovado, o pedido também não é enviado. E esse imediatismo do cliente receber seu produto em pouco tempo também tem refletido em outra forte tendência: os meios de pagamento instantâneos.
Um grande exemplo disso é o Pix, que promete crescer ainda mais entre as negociações durante esse ano, oferecendo um serviço que é capaz de realizar transferências em poucos instantes da sua para outra conta e está disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana.
6 – Preços dinâmicos
Dinamizar os próximos é uma excelente estratégia para otimizar a saúde financeira do seu negócio. Isso porque quando a demanda está mais alta, os preços aumentam, como é o caso do Uber, resultando em valores mais atrativos para motoristas, fazendo com que mais profissionais estejam interessados nas corridas, atendendo – dessa forma – toda a demanda.
Ainda nesse assunto, atualmente, é possível fazer uso de plataformas focadas no rastreio desses preços, traçando um perfil de qual tipo de produto/negócio os clientes estariam fazendo ao comprarem determinado produto agora ou em outro momento.
7 – Sustentabilidade e responsabilidade social
Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão interessados em comprar de marcas que estejam alinhadas com os seus ideais, adotando práticas sustentáveis e estimulando o consumo consciente. Por isso, muito mais do que vender um produto, é preciso estar atento ao perfil do seu público-alvo, promovendo ações que causam impacto positivo, engajando os clientes a, cada vez mais, também fazerem parte disso.
8 – Atendimento automatizado
O próprio nome já diz: atendimento automatizado. Ou seja, não é necessária a presença de um atendente para conversar com o consumidor. Ao optar por essa tendência, o tempo de resposta para o cliente se torna ainda menor, a fim de garantir uma boa experiência durante toda a jornada de compra.
Entre as opções para automatização do atendimento ao cliente estão os chatbots, permitindo configurar diversas respostas para a interação com o consumidor. O resultado: desafogamento do time de atendimento e aumento na qualidade da condução das demandas.
9 – Realidade aumentada
Tendência em crescimento, a realidade aumentada tem como estratégia usar a tecnologia como uma forma de oferecer uma experiência de compra ainda mais dinâmica. Isso porque, por meio dela, é possível visualizar como será/ficará o produto que está sendo adquirido.
10 – Inteligência artificial e Big Data
As marcas e empresas que passarem a oferecer produtos e ofertas cada vez mais personalizadas a seus clientes vão se destacar entre as demais. Isso é possível em função da inteligência artificial que, por meio dos algoritmos, conseguem traçar um perfil das preferências e gostos do consumidor, resultando em uma oferta ideal para cada tipo de cliente tendo como base a forma como ele se comporta na própria internet e demais canais.
Gostou das tendências que trouxemos? Quer saber mais sobre elas e como elas podem ajudar no crescimento do seu negócio e ampliação dos resultados da sua empresa? Fale com a Digital Hack. Será um prazer atender você!
