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Dia das mães: uma das datas mais fortes do Varejo no Brasil
Exige uma grande preparação para que seja muito rentável, seja uma empresa de grande porte ou micro e pequenas empresas. Somente no ano de 2022, a economia brasileira movimentou mais de 5 bilhões de reais, e é uma das datas mais importantes do país.
Os setores mais procurados são os relacionados à beleza, vestuário, eletrônicos, entretanto viagens e tudo o que é relacionado à experiência também ganham cada vez mais espaço nessa data.
Algumas dicas para estar 100% preparado para essa data seguem abaixo:
1) Planejamento
Deixar para a semana do Dia das Mães para pensar faz com que o consumidor não tenha tempo suficiente para avaliar tão bem. Como o Dia das Mães é sempre no 2º domingo do mês, pelo menos cerca de um mês antes, as pessoas começam a pesquisar e olhar, principalmente no ambiente digital. Chegar na frente é uma chance maior de ser reconhecido.
2) Investir em experiências
Fazer o de sempre pode trazer resultados, mas em um mundo mais complexo e com concorrentes de todos os lados, a diferenciação e agregar valor muda a percepção do cliente. Não é apenas vender um produto, mas pensar além da venda e o que pode ser proporcionado ao cliente e a quem receberá o presente, como um objeto de um kit exclusivo, uma miniatura de um lançamento que está para sair, algo feito sob medida, um encontro com as clientes mães, uma embalagem diferente, um presente. Quanto mais próximo e empático, melhores serão as experiências e consequentemente mais chances de vender mais nessa data.
3) Faça promoções
Promoção não é necessariamente desconto. Promoção é realmente realizar uma venda em combo, ganhar uma e levar outra, collabs com empresas e/ou pessoas/creators, anúncios de tráfego e trazer clareza para a comunicação, até uma data limite, enquanto durar o estoque, somente para mães.
4) Trabalhe a comunidade
Ter clientes que se relacionam e defendem a marca é trilhar um relacionamento e para isso, a comunidade saber antes e participar traz um engajamento muito maior, não só nas redes sociais como também em todos os outros ambientes onde a empresa está inserida. Pedir e conversar com a audiência pode trazer insights muito bons para uma maior assertividade em campanhas do Dia das Mães, desde enquetes, challenges ou até pelo WhatsApp. Com certeza irá render boas vendas, seja para um e-commerce.
5) Tenha cuidado com a demanda
Não faça apenas o caminho de trazer muita demanda se não há como atender depois. É melhor fazer campanhas de médio alcance, investimentos não tão altos, mas que não tragam nenhuma experiência ruim para o cliente.
6) Estude o mercado
Sempre ter um momento focado no estudo auxilia a entender mais sobre tendências, o que está sendo pesquisado tanto nas redes sociais como no Google, além de associações e institutos de pesquisa que trazem dados muito pertinentes.
Pensando tanto no segmento de produto ou serviço ou que trabalham com dados, consistência e diferenciação tornam a marca mais considerada perante o consumidor e claro, a percepção dele de comprar. Uma empresa que ele se identifica as chances de compra é muito maior do que aquela que só faz mais do mesmo; um exercício para o empresário, mas é o que realmente pode acarretar em melhores resultados em uma das datas principais do país.
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