Impossível falar em negócios hoje em dia sem pensar em marketing digital. Desde que começou a ser implantado, novas metodologias ajudam a aumentar as vendas e alavancar os negócios.
E existem várias. Cada um deve fazer parte de uma estratégia bem pensada. Isso quer dizer que não adianta usar todas as ferramentas ou apenas aquelas que você conhece pensando em vender mais.
O importante,, nesse caso, é definir metas e objetivos e consultar um especialista na área.
Ele vai te ajudar a mapear seu negócio, suas necessidades e propor um plano de ação. E mais: depois de feita a campanha, vai te mostrar os resultados.
Mas você conhece as ferramentas usadas pelo marketing digital e como elas funcionam?
Como são muitas as estratégias de marketing digital, neste post vamos apresentar apenas três para que você possa fazer o uso assertivo de cada uma delas.
1 – Inbound marketing
É uma das ferramentas mais importantes do marketing digital. Trata-se de uma série de conteúdos usados para atrair o cliente. Entre eles estão blog posts, e-Books, lives, e-mail marketing, formulários entre outros.
Através deles o cliente entra em um funil de vendas que compreende quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
O “pulo do gato” do Inbound, é oferece conteúdos de qualidade para seu público sem fazer propaganda.
Por exemplo: exemplo: se você trabalha com produtos para emagrecimento, disponibilize, gratuitamente, um eBook com o título “Como emagrecer de forma saudável”.
Para baixar o eBook a pessoa interessada preenche um formulário com nome, e-mail, telefone, entre outras informações. Agora ela é um “lead”, ou seja, alguém com grande potencial de se tornar seu cliente.
Com as técnicas de Inbound você pode fazer uso da sua lista de leads e enviar e-mail marketing com notícias e promoções dos seus produtos.
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2 – Outbound marketing
Sabe aquele marketing tradicional que você já está acostumado? Anúncios em revistas, panfletos, outdoors, spots de rádio, entre outros?
Esses são alguns exemplos de Outbound marketing. Com a chegada do Inbound Marketing muita gente torceu o nariz para esta estratégia classificando-a como ultrapassada.
Uma das principais razões disso é o custo. De acordo com dados da Demand Metric, o Inbound gera três vezes mais leads e custa cerca de 62% a menos do que o Outbound.
E mais: enquanto o Inbound Marketing é uma estratégia para atrair o cliente de forma passiva, fazendo com que ele tenha benefícios ao entrar em contato com sua marca, o Outbound é feito de forma ativa, ou seja, você impacta o cliente através de uma abordagem mais comercial.
Mas não precisa ser assim. Existem estratégias de Inbound e Outbound que dão ótimos resultados quando usadas em conjunto.
Além disso, quem disse que o Outbound não precisa estar na internet? Ele já está no seu dia a dia, antes dos vídeos do Youtube, nos feeds das redes sociais, podcasts e muito mais.
Isso quer dizer que você pode até usar o Facebook e Google Ads em estratégias de Outbound.
E para você que gosta do marketing tradicional uma boa notícia: entramos na fase Outbound 2.0.
Mas o que isso significa em marketing digital?
Criado pelo engenheiro Aaron Ross, o Outbound 2.0 é uma estratégia que prioriza a separação dos times de vendas em três categorias:
- Business Intelligence (BI): time responsável por criar uma lista com compradores em potencial (leads) para a equipe de prospecção;
- Hunters: fazem um trabalho de pré-vendas com os leads preparando-os para o fechamento do negócio;
- Closers: pegam o lead “quentinho” e já preparado, fechando as vendas e transformando-os em clientes.
Esta técnica deu tão certo durante a gestão de Ross no time de vendas da Salesforce (empresa de software norte-americana) que ele escreveu o livro “Receita Previsível” sobre o assunto.
Esta obra é considerada a “Bíblia de vendas” do Vale do Silício.
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Conheça algumas vantagens do Outbound Marketing para marketing digital:
- O ROI (retorno sobre investimento) acontece de forma bem mais rápida se comparado ao Inbound, pois traz clientes para sua empresa de forma mais rápida;
- A mensuração de resultados também é mais rápida, assim é possível otimizar ainda mais suas estratégias;
- Você não vai precisar de vendedores extremamente qualificados em marketing digital, uma vez que as vendas tradicionais contam com excelentes profissionais relativamente fáceis de encontrar no mercado;
- Através do contato direto com o cliente, por exemplo, é possível conhecer melhor suas dores (necessidades), preferências e fidelizá-lo de forma mais pessoal.
3 – ABM Account-Based Marketing em marketing digital
Em português, o Marketing Baseado em Contas é a mira a laser no seu cliente certo. Enquanto campanhas de Inbound e Outbound atingem milhares de pessoas esperando atrair leads qualificados, o ABM consegue fazer isso de maneira cirúrgica.
Trata-se de criação de campanhas específicas para seu IPC (Ideal Customer Profile), ou seja, seu cliente ideal.
Essa técnica existe há mais de 15 anos, mas somente agora está sendo cada vez mais usada.
Entretanto a explicação é simples: segundo um estudo da Altera Group, 97% dos entrevistados conseguiram um ROI (Return On Investment ou retorno sobre o investimento) maior do que outras ações de marketing.
E mais: funciona muito bem para clientes B2B que têm um valor de compra alto, o que os leva a fazer várias pesquisas antes da compra.
Mas como fazer uma campanha de Account-Based Marketing?
- O primeiro passo é traçar o perfil do seu cliente ideal. Faça perguntas como: “Quais são suas principais características”? “Quais deles indicariam sua empresa para outras pessoas”? Quais são os mais engajados e conhecem melhor meus os produtos?
- Esse plano pode ser traçado tanto para clientes B2C quanto B2B, apenas lembrando que cada um tem um perfil próprio que deve ser levado em conta.
- Depois disso crie uma lista, não muito longa, com seus clientes ideais. Nesse momento é imprescindível ter os times de marketing e vendas engajados na preparação dessa lista. Eles conhecem os clientes a fundo e podem dar grandes contribuições.
- Com a lista em mãos é hora de criar as campanhas. Lembre-se que ela será bem específica para o público que você acabou de segmentar. Por exemplo: se a sua lista envolve empresas do setor de peixes e frutos do mar, envie a eles as novidades em freezers que consomem menos energia e que ocupam menos espaço. Lembre-se: o segredo é criar campanhas customizadas!
- Depois é hora de mensurar os resultados: leads gerados, vendas, avanço no funil de vendas (pipeline), entre outras.
Quais as vantagens de uma campanha de Account-Based Marketing?
- Por ser uma campanha específica, economiza recursos e tempo de equipe;
- O ROI (retorno sobre investimento) é mais alto;
- Com o time de vendas e marketing trabalhando juntos, os conflitos são menores e os resultados são compartilhados pelas duas equipes;
- Os clientes se sentirão privilegiados e sentirão que eles realmente importam para sua empresa.
Conclusão: gostou das estratégias? A gente pode te ajudar a implementar estas e muitas outras para o seu negócio decolar. É só entrar em contato!
