Carrinhos abandonados são um pesadelo para quem atua no comércio eletrônico. Isso porque ter um item adicionado ao carrinho de compras nem sempre significa garantia de venda finalizada.
Então, confira as dicas que separamos para que você possa minimizar a taxa de abandono de carrinho em sua loja virtual.
Boa leitura!
Saiba como evitar carrinhos abandonados
Para evitar os carrinhos abandonados, seja sempre transparente com o custo do frete para que o consumidor não se assuste ao finalizar a compra. Assim, procure deixar a informação visível, fazendo com que ele não se surpreenda negativamente ao concluir o processo de compra. Além disso, ofereça várias opções de envio.
- Muito cuidado com encargos e taxas ocultas. Pois, além de não ficarem felizes com as altas taxas de frete, os consumidores não enxergam com bons olhos cobranças extras.
- Seja inteligente ao precificar seus produtos e leve em conta qualquer valor adicional na hora de definir o preço final de cada item ofertado pelo seu negócio. Para isso, vale a pesquisa do que vem sendo praticado no mercado pelos seus concorrentes. Assim, você mantém a competitividade e também não fica no prejuízo.
- Aposte no e-mail marketing. Esta é uma boa alternativa para reverter casos de desistência. Assim, envie um e-mail com os produtos que foram abandonados, incentivando o cliente a concluir a compra.
- Melhore a acessibilidade do carrinho. Isso porque o consumidor perde o interesse se ele é forçado a voltar de página para poder adicionar novos itens à compra. Portanto, ofereça uma página simples e com rápido acesso. Além disso, procure utilizar ícones intuitivos para identificar o carrinho de compras.
- Facilite o processo de checkout para que o cliente não tenha tempo de desistir da compra. Por isso, evite que os seus compradores preencham formulários intermináveis.
Conclusão
É importante dizer que, após a primeira compra, você terá mais facilidade de falar com o cliente a fim de fidelizá-lo e, assim, estabelecer uma relação de confiança com o seu negócio.
Além do mais, é preciso ter em mente que, futuramente, em algum momento, você poderá oferecer algum benefício em troca de informações;
Por exemplo: uma troca de uma assinatura em sua newsletter em que você poderá dar um percentual de desconto.
As redes sociais também são ótimas aliadas para converter os carrinhos abandonados em vendas.
E você, já utiliza alguma dessas estratégias para reverter os carrinhos abandonados em vendas? Conte pra gente!
