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Inbound Marketing: o que é e como usá-lo para fazer sua empresa crescer
SAMILO LOPES • March 23, 2022

Você quer saber como colocar seu site na primeira página do Google, atrair mais clientes e aumentar suas vendas e ticket médio com qualidade? O caminho para alcançar esses objetivos é utilizando o Inbound Marketing

Você já ouviu falar de Inbound Marketing? 

Se você está lendo este artigo é porque provavelmente quer dar um “up” nos negócios e fazer sua empresa crescer certo?

Pode ser que você tenha procurado termos como “usar a internet para fazer meu negócio crescer” ou “como aumentar meus lucros nos meios digitais”. 

Mas como será que, em meio a tantas páginas da internet, você veio parar justo aqui?

É que você foi atraído pelo Inbound Marketing, chamado assim mesmo de “Marketing de Atração”.


Mas o que é Inbound Marketing?


Trata-se de uma série de conteúdos usados para atrair o cliente. Entre eles estão blog posts, e-Books, lives, e-mail marketing, formulários entre outros. 

Para ter acesso gratuito a estes materiais o futuro cliente deve fornecer informações como nome, e-mail, telefone, entre outras.
Dessa forma é possível criar um relacionamento e entrar em contato para que ele se torne um cliente. 


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Mas até que a compra aconteça, o cliente percorre um caminho ou “funil”, também chamado de jornada de compra. 

Essa jornada é feita em quatro etapas. Mas atenção! É importante identificar em qual das etapas de compra o cliente está. 

Assim é possível apresentar a ele um conteúdo específico que vai direcioná-lo até a compra do produto. 


 

Mas quais são as etapas do funil de vendas?


O funil de vendas, também chamado de pipeline é dividido em: 

1 – Aprendizado e descoberta;

2 – Reconhecimento do problema;

3 – Consideração da solução;

4 – Decisão de compra. 

Importante destacar que o funil de vendas tem uma relação direta com o funil de Inbound Marketing, sendo que nas fases 1 e 2 o cliente está no topo do funil. A 3 é o meio e a 4 é o fundo do funil.


Fonte: Origem Desconhecida


Quanto mais perto do fundo, mais próximo da compra estará seu cliente.

Pode até ser que um cliente te considere para a compra antes de passar pelas primeiras fases, mas isso é quase uma exceção. 

Na maioria das vezes é preciso atraí-lo desde a fase um e fazê-lo percorrer toda a jornada de compra.


Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das etapas do funil de vendas:


Para ficar mais claro, vamos pensar no seguinte cenário:

Persona: um executivo bem-sucedido, na faixa dos 40 anos, casado, com filhos e com pouco tempo para cuidar de si mesmo. 

Vamos supor também que você tenha uma loja de piscinas, certo? 

Assim a gente vai te mostrar como o cliente passa por todas as etapas até a compra do seu produto. 


Veja também: Boas práticas para começar sua loja virtual


  • Aprendizado e descoberta: 

É o momento em que o cliente ainda nem sabe que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido. 

Mas navegando na internet ele vê uma matéria da sua empresa de piscinas com o título “Empresários relaxados produzem mais e melhor”. 

Ele sabe que está estressado, mas ainda não têm uma solução para o problema. Então aquilo fica em sua cabeça, como uma pendência a ser resolvida. É o topo do funil. 


  • Reconhecimento do problema;

Agora seu futuro consumidor já tem consciência do problema, ele precisa relaxar. Então começa a pensar em uma solução. “Como um empresário como eu, que têm pouco tempo, pode ter mais qualidade de vida”? 

Nessa fase ele começa a pesquisar soluções e encontra várias, como por exemplo: sair com os amigos, praticar exercícios físicos, fazer uma viagem, entre outras. 

De repente, ele encontra um teste online com o título: “Qual a melhor forma para relaxar de acordo com seu perfil”. Imediatamente ele faz o teste e descobre a sua solução, ou seja, seu produto: piscinas residenciais! E ainda estamos no topo do funil. 


  • Consideração da solução

Esta é a fase, meio do funil, em que ele já sabe o que quer: uma piscina em casa para relaxar e passar mais tempo com a família. 

Então começa a pesquisar sobre empresas, valores, formas de pagamento e fases da obra. 

Só que tem um detalhe: aquele teste que ele fez já o colocou em contato com a sua empresa, fazendo com que ela já saia na frente no páreo. Então a chance de que ele considere a sua loja é muito maior do que a dos seus concorrentes. 


  • Decisão de compra

Chegamos ao fundo do funil, que é onde nosso empresário entra em contato com seus vendedores para tirar dúvidas e fechar o negócio. 

Nessa fase é muito importante que a equipe de vendas esteja completamente alinhada com o marketing. Afinal não é fácil trazer um lead qualificado (cliente convencido a comprar) como este até a loja. 


Atenção!


Este é o momento de colocar em prática um plano estratégico bem claro, para que todos da empresa falem a mesma língua. 

Por exemplo: se o cliente questionar que em outra loja a piscina é mais barata, todos devem ter o mesmo argumento: “o material da nossa loja é melhor, mais duradouro e de fácil manutenção. Ou seja, no final das contas o custo x benefício compensa”

Por Malu Bronzatto 14 de fevereiro de 2025
Imagine um mundo digital que existe ao lado do nosso mundo real. Um lugar onde você pode entrar usando óculos especiais ou outros dispositivos, e onde você tem um personagem, chamado avatar, que te representa. Esse lugar é o Metaverso. Ele não é um único jogo ou site, mas sim uma rede de vários mundos virtuais conectados, como se fossem diferentes bairros de uma mesma cidade digital. Cada "bairro" tem suas próprias regras, experiências e até mesmo sua própria "economia". Características-chave do Metaverso: O Que o Torna Especial? Imersão: Sentindo-se Lá Dentro: A imersão é como "entrar de cabeça" no mundo virtual. Usando óculos de realidade virtual (VR), por exemplo, você se sente como se estivesse realmente dentro daquele ambiente. Interatividade: Fazendo Coisas no Mundo Virtual: No Metaverso, você não é apenas um espectador. Você pode interagir com o ambiente, com objetos e com outras pessoas que também estão lá dentro, representadas por seus avatares. Persistência: O Mundo Continua Mesmo Sem Você: Diferente de um jogo que acaba quando você desliga o computador, o Metaverso continua existindo mesmo quando você sai. As mudanças que você fez e as coisas que aconteceram lá permanecem. Interoperabilidade: Levando Suas Coisas de um Lugar para Outro (Ainda em Desenvolvimento): A ideia é que, no futuro, você possa levar seus itens digitais, como roupas para seu avatar ou outros objetos, de um mundo virtual para outro, como se estivesse trocando de roupa ou levando um brinquedo para a casa de um amigo. Essa característica ainda está em desenvolvimento. Descentralização: Mais Controle Para os Usuários (Em Alguns Casos): Algumas plataformas do Metaverso usam uma tecnologia chamada blockchain, a mesma usada para criar criptomoedas. Isso dá aos usuários mais controle sobre seus dados e sobre os itens digitais que eles possuem.
Por Malu Bronzatto 14 de fevereiro de 2025
Descubra como o Marketing Conversacional com Chatbots Inteligentes pode transformar o atendimento ao cliente, impulsionar vendas e melhorar a experiência do usuário. Aprenda estratégias e tendências para implementar essa poderosa ferramenta. O que é Marketing Conversacional? Marketing Conversacional é a estratégia que utiliza diálogos em tempo real para engajar clientes, impulsionando vendas e aprimorando a experiência. Diferentemente do marketing tradicional, que foca na transmissão unilateral de mensagens, o marketing conversacional prioriza a interação bidirecional, permitindo que as empresas se conectem com seus clientes em um nível mais pessoal e significativo. A Evolução do Atendimento ao Cliente e o Surgimento do Marketing Conversacional O comportamento do consumidor mudou drasticamente com a ascensão da internet e, principalmente, dos aplicativos de mensagens. As pessoas esperam respostas rápidas e soluções eficientes para seus problemas, a qualquer hora do dia. O Marketing Conversacional surge como uma resposta a essa demanda, aproveitando os avanços da Inteligência Artificial (IA) para oferecer um atendimento mais ágil, personalizado e escalável. Canais do Marketing Conversacional O Marketing Conversacional se manifesta em diversos canais, cada um com suas particularidades: Chatbots em Websites: Presentes em websites, os chatbots oferecem suporte instantâneo, respondem a perguntas frequentes e auxiliam na navegação. Chatbots em Aplicativos de Mensagens (WhatsApp, Messenger, etc.): Aproveitam a popularidade desses aplicativos para se conectar com os clientes em um ambiente familiar. Chat ao Vivo em Websites: Diferentemente dos chatbots, o chat ao vivo conecta o cliente diretamente com um atendente humano. Assistentes Virtuais (Siri, Google Assistente, Alexa): A otimização para busca por voz e a criação de ações para assistentes virtuais também fazem parte do Marketing Conversacional.
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